11h – Abertura da Exposição: “Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade”

O Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu (MAHMI) tem a honra de receber a exposição “Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade”. Retrata os desdobramentos da Belle Époque na capital paulista, com destaque para as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século 20. A mostra exibe imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento e texto baseado no livro homônimo da historiadora Márcia Camargos. Alguns dos painéis destacam a inauguração do Teatro Municipal, o Carnaval no começo do século, os primórdios da Avenida Paulista e a Revolução de 1924. Iniciada no contexto europeu no final do século 19, a Belle Époque caracterizou-se pela crença no progresso material, simbolizado por uma fase de relativa paz social e prosperidade econômica. No Brasil, foi um período cultural de triunfo da sociedade capitalista, ratificado pelas conquistas materiais e tecnológicas da época.

Local: Saguão da Prefeitura de Itu
Avenida Itu 400 anos, 111, Itu Novo Centro